campanha CCTV

ConversaCult TV #29 - Kony 2012: por que apoiar (ou não)

26.3.12ConversaCult

Toda segunda um vídeo novo é indicado. Porque, às vezes, o melhor é jogar as pernas pro alto e apenas assistir.

Acho que não havia melhor modo de fechar o mês de Jogos Vorazes no CCTV do que com esse vídeo. Ele tem 30 minutos, mas vale MUITO a pena. Vale porque é importante para o mundo que nós vamos construir.

Jogos Vorazes é uma trilogia sobre uma garota que vive sobrevive em um lugar onde as pessoas passam fome e não tem liberdade, podendo ser tirada a qualquer momento de casa e mandada para uma arena onde você sai morto ou vira um assassino. Ou, se você der a sorte de não ir, corre o risco de ver pessoas que você ama irem e assistir impotente enquanto elas vão sendo destruídas. Jogos Vorazes é sobre uma garota que não abaixou a cabeça e acabou mostrando a todos que era possível mudar essa situação. É sobre mudar essa situação. E no mundo real?

No mundo real nós temos histórias muito parecidas aos montes. Uma delas é a que trazemos hoje. Então, não leia apenas livros como Jogos Vorazes rindo e tratando como se fosse só brincadeira em um futuro distante. Aproveite também para ajudar e mudar a nossa situação. Assista ao vídeo, compartilhe e vamos fazer alguma coisa (nem que seja fazer as pessoas conhecerem o Kony). 

Kony 2012 - Invisible Children


Veja também: KONY 2012 from INVISIBLE CHILDREN on Vimeo.

"Kony 2012" é uma campanha criada pela Invisible Children. O objetivo é fazer que as pessoas conheçam Joseph Kony e o que ele faz na Uganda, chamando atenção das autoridades para que alguma coisa seja feita. Ele é um líder de um grupo de rebeldes que sequestram crianças para formar um exército e aumentar o próprio poder (essas crianças sofrem abuso, são desfiguradas, obrigadas a matar os pais e crescem com uma arma na mão...). As que não são capturadas crescem com medo e vêem conhecidos serem assassinados, que é o caso de Jacob, um garoto que viu o irmão morrer e em um relato no vídeo fala que preferia morrer a continuar nessa situação, sem futuro. A partir disso, a Invisible Children foi criada e eles começaram a buscar ajuda, crescendo, chamando atenção. Há mais de 8 anos eles fazem isso e já progrediram bastante (agora há um equipe do exército americano ajudando nas buscas e Kony já retrocedeu, porém ainda não é o suficiente). Esse ano, 2012, eles começaram uma campanha para que chamar a atenção de formadores de opinião e fazer o maior número de pessoas conhecerem esse homem.

O que nós temos que fazer? Chamar atenção. No vídeo eles mostram algumas celebridade que eles querem que todos entrem em contato para avisar sobre a campanha, como a Rihanna, Lady Gaga, Taylor Swift. E há, também, políticos - esses têm o poder decisório. Veja o site deles, o twitter, o vídeo no vimeo com várias informações... E, principalmente, divulgue.

PETRÓLEO É DESCOBERTO NA UGANDA
Eu não poderia fazer esse post sem comentar isso, porque todo mundo, antes de apoiar uma causa, tem que saber tudo o que está em jogo. Não faz tanto tempo assim que petróleo foi descoberto na Uganda, país do qual falamos. E, não por acaso, o projeto da Invisible Children ganhou uma força enorme. Repare que no vídeo não é falado de pedir ajuda a outros governos (só os EUA têm mesmo o poder de ir até lá?). Até que ponto a situação pode melhorar para as crianças da Uganda?

Mas então por que vocês estão divulgando aqui? Porque é importante as pessoas saberem o que acontece no mundo. Leitura indicada.


OBS: O vídeo foi uma indicação MUITO boa do Raphael Martins no twitter. Obrigada. :)


Faça o que puder e até semana que vem. :)

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Kony. Pois é. Não vi o vídeo. Já ouvi falar dele, até mal da organização, a Invisible Children, que coleta grana, faz vídeos caros e ação que é bom nada, com direito a muita coisa estranha nas contas dos "donos".

    Tá certo, abrir essa discussão já é uma ação.Juro que vejo o vídeo com calma e volto com mais propriedade pra falar. O site eu entrei. É bonito, moderno.

    ResponderExcluir

Posts Populares