CCDONTS CCFilmes

De olho na trilha sonora: Jogos Vorazes (The Hunger Games: Songs From District 12 And Beyond)

27.3.12Dana Martins

Assistir filmes e séries é muito bom, mas fica melhor ainda quando a música que toca também é. O objetivo aqui é mostrar sempre que surgir uma música que dá vontade de continuar a ouvir mesmo depois dos créditos. 

Depois de alguns séculos temos um novo "De olho na trilha sonora", dessa vez com "Jogos Vorazes". Isso era para ser um complemento do post da Elilyan, mas aí eu percebi que o dela era mais para análise de significados enquanto o meu era mais um "para quem gosta de música", então achei que seria melhor dividir. Se você que ver como esse cd é uma adaptação do livro em letras de música, clique aqui. Se você procura músicas boas e novas para ouvir, esse é o lugar certo.

Nenhuma dessas músicas toca no decorrer do filme, apenas nos créditos - e só duas ("Abraham's Daughter", do Arcade Fire, e "Safe & Sound", da Taylor Swift com o The Civil Wars). Eu, que estava me mantendo isolada de informações novas do filme, não tinha percebido até dia 22 de março, quando eu finalmente assisti "Jogos Vorazes" e me surpreendi ao não ver nem sinal delas (graças a deus, eu queria mesmo que fosse instrumental). Mais tarde, eu provavelmente também vou voltar aqui para indicar as do "The Hunger Games: Original Motion Picture Score", que tocam durante o filme, mas vamos fazer uma coisa de cada vez.

O "The Hunger Games: Songs From District 12 And Beyond" (Jogos Vorazes: Músicas do Distrito 12 e além) é mais uma trilha sonora de livro do que do filme. Eu acho interessante como os diferentes artistas buscaram colocar uma visão sobre a trilogia, fazer uma metáfora e ainda criar algo no clima do livro. O Arcade Fire, por exemplo, focou na ideia da Katniss ir contra o sacrifício [dos tributos] e fizeram algo que parece até um hino, com certeza uma das faixas mais interessantes. Alguns, como a Jayme Dee ou Birdy, focaram no amor. Já outros buscaram a visão do inimigo (como em "Come Away To The Water" e "The Ruler and The Killer"). As letras jogam com o desastre e a esperança, assim como a trilogia faz.
*para ver mais sobre essas visões

Além disso, vale destacar que a Katniss canta e nos livros há várias referências a músicas (dessas de um estilo mais antigo, que são simples, cantadas pelo povo e passadas por gerações...). E, nessa trilha sonora, alguns dos artistas buscaram referência nesse estilo, como em "Safe & Sound" e "Daughter's Lament".

A Elilyan, no outro post, observou que o álbum tem uma pegada meio folk-country. Então você vai ver artistas já conhecidos, como Maroon 5, fazendo algo diferente. As músicas se mantêm nesse limite rock-folk-country, caindo mais para o rock quando se trata da Capital ou mais para o folk quando é algo sobre o Distrito 12. Aí, meu amigo, é questão de gosto.

O álbum é, também, grande parte da jogada de marketing e ampliação do conteúdo dos livros. Provavelmente, a exemplo de Crepúsculo, um cd que é quase uma "compilação de artistas legais e alternativos" chama atenção. Vamos só esperar que o dinheiro não fale mais alto nas próximas versões e eles continuem mantendo essa linda de letras que falam do livro em vez de trocar por "artistas que vão atrair gente" e "vamos manter a mesma coisa, tá vendendo assim". Afinal, eles já começaram muito bem aproveitando a ideia, mas focando na expansão do conteúdo de Jogos Vorazes.

Confesso que não acho nem todas as músicas tão atraentes assim e a impressão é de que a maioria foi feita correndo e sem tanta dedicação pelo livro (nada contra frases repetindo a música inteira e jogar um bando de elementos da trilogia, às vezes faz até sentido, mas....). Porém, nem todas são assim e algumas, mesmo que com letras simples, fazem um bom trabalho. É por isso que eu termino falando das minhas preferidas:

"Nothing To Remember" e "Eyes Open" disputam para ser a que eu mais gosto. Se eu não me engano, a primeira é a única que foca na Katniss como ela é, não como um mockingjay (tordo) ou algo assim. Já a segunda é um pouco mais para pop e fala um pouco sobre a experiência da Katniss na arena, além de ser no estilo "tome cuidado". Se eu tivesse que escolher como trilha sonora para o livro, seria "Eyes Open", já que a outra eu não consigo ver em que momento encaixaria muito bem (mas como eu não tenho que escolher nada, adoro as duas e pronto).

Outras que eu gostei muito: "Abraham's Daughter", "Safe & Sound", "The Ruler & The Killer" e "Come Away To The Water". As que eu menos gostei: "One Engine" e "Just A Game".

PS: Mas "The Joke" do Lifehouse, vai continuar sempre sendo minha trilha sonora da arena.


A lista de músicas:

1. Arcade Fire – “Abraham’s Daughter”
2. The Secret Sisters – “Tomorrow Will Be Kinder”
3. Neko Case – “Nothing To Remember”
4. Taylor Swift featuring The Civil Wars – “Safe & Sound”
5. Kid Cudi – “The Ruler and The Killer”
6. Punch Brothers – “Dark Days”
7. The Decemberists – “One Engine”
8. The Carolina Chocolate Drops – “Daughter’s Lament”
9. The Civil Wars – “Kingdom Come”
10. Glen Hansard – “Take The Heartland”
11. Maroon 5 featuring Rozzi Crane – “Come Away To The Water”
12. Miranda Lambert featuring Pistol Annies – “Run Daddy Run”
13. Jayme Dee – “Rules”
14. Taylor Swift – “Eyes Open”
15. The Low Anthem – “Lover Is Childlike”
16. Birdy – “Just A Game”

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Adorei saber, sério. Eu adoro a trilha sonora de filmes. :D

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a trilha sonora de THG! muito boa mesmo. :)

    ResponderExcluir
  3. Olha euainda nao tinha visto a tradução das musicas mas já q vc me entusiasmou eu estou com vontade de ver

    ResponderExcluir
  4. São lindas mesmo! Ah, e são três musicas que tocam nos créditos!
    Tenuous Winners Returning Home - The Hunger Games é lindaaaa e muito tocante!

    ResponderExcluir

Posts Populares