3d alienígenas

[Resenha] MIB³ - Homens de Preto 3

31.5.12Dana Martins

por Dana Martins


- Filme: "MIB³ - Homens de Preto 3"
- Men in Black III (2012)
- Direção: Barry Sonnenfeld
- Atores: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin, Emma Thompson, Jemaine Clement, Bill Hader, Michael Stuhlbarg, Nicole Scherzinger...
- Ação/Ficção científica/Comédia - 10 anos - 106 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 25 de maio de 2012






Mini-crítica: 
Se você já assistiu algum filme de MIB e gostou, vá com a segurança de esse será fiel ao espírito dos outros. "Homens de Preto 3" é um filme bom e que consegue cumprir bem a sua proposta, não vai ser o filme da sua vida, mas vai garantir momentos realmente bons. Dessa vez, um alienígena foi ao passado e alterou a história, deixando nas mãos de J (Will Smith) o dever de voltar no tempo e salvar K (e, consequentemente, o mundo). A comédia, marca registrada de MIB, entrou nos detalhes e não poderia estar melhor.
*Só para evitar confusão: não vá atrás do filme para rir, é mais uma aventura que não tem medo de brincar com os elementos de cada situação. 

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Sinopse
O agente K (Tommy Lee Jones) desaparece e só J (Will Smith) parece lembrar que ele não morreu há muito tempo atrás. Algo foi alterado no passado e J precisa voltar para impedir que isso aconteça e tudo volte ao normal. E o tempo é curto, já que isso tem a ver com um alienígena, ou melhor, uma invasão alienígena. 

Esse era um filme que eu não sentia tanta vontade de ver. Vi o trailer umas mil vezes no cinema e esse negócio de uma organização que mata um bando de seres estranhos e nojentos não me chamava tanta atenção. Além disso, eu não lembro de quase nada dos filmes antigos, praticamente só dos dois personagens principais, daquela "arminha" e daqueles bichinhos do café,  o que não faz muito sentido.


Eu ia aproveitar porque um filme que parece ser no mínimo bom e no IMAX não dá para recusar, mas alguém teve a ideia genial de só colocar o filme dublado no IMAX. Já estava me conformando com a ideia de que não veria quando meu primo apareceu e me arrastou para o cinema. ¯\_(  )_/¯

Apesar de ser mais uma história de invasão alienígena, a fórmula MIB muda o cenário e cria algo bem diferente do que vemos nos filmes ultimamente (e mais parecido do que víamos quando... inventaram MIB). Vira uma espécie de 007, com bichos feios e comédia.

Quem já tinha visto o trailer passou a primeira parte esperando encontrar aquele momento em que o K some e o J volta no tempo, porque isso está na sinopse e no trailer. Contudo, não fica um início cansativo por causa dos vários detalhes que tornam a história melhor: a recuperação de elementos dos primeiros filmes, a comédia, a Lady Gaga no meio dos alienígenas no fundo...

Depois que ele volta no tempo fica tudo melhor ainda: esses elementos estão lá, até com uma "participação" do Andy Warhol* (Bill Hader, do Saturday Night Live) e aquilo de mostrar a tecnologia precária do passado, mas  o tempo inteiro você também está se perguntando como é que o J vai resolver a situação. Como nem ele sabe, acaba complicando as coisas e se não fosse pela lógica de que tudo vai dar bem para o mocinho, você ficaria realmente com medo do que poderia acontecer.
*Talvez você não conheça o Andy Warhol, então clique aqui. Entre muitas outras coisas, ele foi o fundador da revista Interview. Lembra das capas que nós selecionamos? 

Seria difícil realmente colocar em palavras cada um dos detalhes que vão criando um filme muito mais do que superficial e criam um final surpreendente. Às vezes, recuperar uma franquia antiga acaba sendo só uma forma de ganhar mais dinheiro usando um nome famoso. Às vezes, pode dar origem a um filme que vale a pena. Não dá nem para reclamar dele (só das coisas nojentas...).

Essa imagem define bem o filme: bom humor nos detalhes.



Viagem no tempo
Uma das coisas legais do filme foi a "viagem no tempo". Parece que em vez de sair do ano em que você está (2012) e voltar para o ano que você quer (digamos que 1997), a viagem do tempo funciona desde o início do mundo até o ano que você quer. As coisas que vão passando são geniais.

O 3d vale a pena?
O 3D do filme não faz tanta diferença, eu só assisti assim porque a sala tem o som melhor (no cinema que eu fui) e porque era o próximo que ia passar. Se você não gosta, não vai ter nenhum problema se assistir do modo normal. O que vale comentar é que tem uma hora ou outra que a imagem sai da tela no estilo 3D de parque de diversões que aquela sua tia vai gostar ("oh, veio na cara"), mas que não é nenhum diferencial.


A nota eu estou realmente em dúvida entre 4 e 5 conversinhas. Gostei mais desse do que de Battleship, que eu dei 4. Até porque eu adoro filme com detalhes e esse é cheio deles enquanto Battleship é completamente vazio. Do mesmo modo, não sei se consigo colocar ao lado de "Os Vingadores", que eu dei 5 e gostei mais. MIB é um filme completo que não desaponta, mas que falta aquilo de "OH, MEU DEUS, VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME?!".


Classificação:
(4,5/5 conversinhas)



TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares