Anne Hathaway batman

[Resenha] O Cavaleiro das Trevas Ressurge

27.7.12Dana Martins

por Dana Martins

- "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"
- The Dark Knight Rises (2012)
- Direção: Christopher Nolan
- Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan, David S. Goyer
- Atores: Christian Bale, Gary Oldman, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway, Marion Cotillard, Morgan Freeman, Michael Caine...
- Ação / Drama / Suspense - 12 anos - 164 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 27 de julho de 2012








Mini-crítica: 
Eu sei que o Batman é superestimado, mas dessa vez por pensar isso você estaria subestimando um filme. "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é inteligente, com uma trama bem interligada, consegue tratar da história de vários personagens ao mesmo tempo, tem o clima tenso desde o início porque já começa no estilo "vai dar tudo errado". Eu acredito que ele tem algumas pequenas falhas no sentido de evolução, certas coisas do Batman em si, mas o ritmo e o modo como tudo é amarrado é tão bom que surperam isso. Ainda consegue retomar os dois filmes anteriores, trazendo uma conclusão para a história. Os novos personagens que entram são bem apresentados. Eu pensei que alguns iam fazer só ponta, mas é muito mais do que isso. A trilha sonora que parece variações da mesma coisa o tempo inteiro também ajuda bastante no desenvolvimento. Se você gosta de ação, um pouco de intriga e personagens interessantes, corre para assistir. Você ainda pode escolher sentir ou pensar o filme.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Para começar: essa resenha não tem spoiler! E tome muito cuidado, porque a trama desse filme é baseada em vários deles, então quanto mais você souber mais vai "estragar" assistir o filme. (eu fui uma dessas infelizes que já tinha lido spoiler, evite até pesquisar sobre filmes/atores)

Eu sei que muita gente acha Batman superestimado e, para falar a verdade, eu também acho. Mas antes de me preocupar se é Batman, se é super-herói, se é modinha cult ou se alguém precisa disso para se sentir "superior", eu gosto de assistir filmes. E esse especificamente, sem dúvidas, é um GRANDE filme.

"Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é o terceiro e último da trilogia do Christopher Nolan, ou seja: é importante ter assistido os outros dois para entender boa parte do que acontece nesse (a Igra aqui do blog nunca assistiu filme de Batman e adorou mesmo assim, mas não pegou muitos detalhes). Eu falei no post de Evolução dos filmes do Batman sobre a continuidade dessa trilogia e é isso o que acontece.


Dessa vez, Bruce Wayne está enterrado em casa há muito tempo por causa dos acontecimentos de "O Cavaleiro das Trevas", mas como a personagem Selina Kyle diz: There's a storm coming, Mr. Wayne (ou na dublagem do trailer, "Vem tempestade por aí"). Depois do encontro com essa mulher que o surpreende, Bruce Wayne começa a investigar.

A história acaba se desenvolvendo com base em 4 personagens: Bruce Wayne (Christian Bale), o Batman, e a sua recuperação como super-herói. Blake (Joseph Gordon-Levitt), um jovem policial que ainda acredita em justiça e idolatra o Batman. Bane (Tom Hardy), o vilão que está ameançando a paz da cidade. Selina Kyle (Anne Hathaway), uma mulher muito inteligente e frágil ao mesmo tempo. Eu ainda arriscaria acrescentar o Comissário Gordon (Gary Oldman).

Eu não vou dizer o que eles tem a ver ou o que cada um faz, isso você vai descobrir no filme, mas eu achei legal mostrar isso porque é um modo de retratar a história diferente e legal. Não é só focado no "oh, Batman, super-herói". Alguns desses, tipo o Blake, eu achei que apareceriam só fazendo uma ponta e me surpreendi no quanto a história foi desenvolvida.

Comentário sobre os atores, tipo a Anne Hathaway que dava até medo.


A Anne Hathaway me surpreendeu MUITO. E nem demorou a conseguir, logo nas primeiras cenas dela já dava para entender por que foi escolhida. O Joseph Gordon-Levitt foi outro que me surpreendeu. Tudo bem que não tanto assim, mas com certeza, se você lembrar de "500 Dias com Ela". E eu gostei mais do que eu imaginava do Tom Hardy e da Marion Cotillard*.
*Se não fosse a Anne Hathaway dava até pra pensar que eu tava falando de "A Origem"...

Comentário sobre o tempo...
Hoje fez sol aqui no Rio de Janeiro O filme tem 2 horas e 40 minutos, mas a não ser que você não acompanhe a história, isso nem importa. Passou mais rápido do que "A Branca de Neve e o Caçador", por exemplo.


Eu poderia comentar mil aspectos diferentes desse filme (e pretendo!), mas acho que para uma resenha a própria mini-crítica lá em cima diz tudo. Alguns pontos podem até ser fracos, mas é um filme que no conjunto consegue ser tão bom que passa por cima disso. Ele é bem pensado, bem feito, bem interpretado... Aliás, gostei mais desse do que do filme do Coringa (apesar de eu achar que não vai ter tantas camisas assim sobre ele por aí).

Sobre a nota: 5 conversinhas só porque esse é o máximo de conversinhas. Eu disse que prefiro o Homem-Aranha (e ainda prefiro) e a gente teve um mês inteiro para Jogos Vorazes aqui no blog, mas quando a conversa for sobre filmes, não posso deixar de dizer que esse do Batman ganhou um lugar entre os meus preferidos. E olha que eu não esperava nada (até disse essa semana mesmo "não quero ver mais de uma vez". antes de assistir, é claro)


Classificação:
(5/5 conversinhas)

Clique na imagem para ver fotos de Batman do tumblr!

Veja também:

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. MUITO OBRIGADA pela resenha spoiler-free *O* tenho altas expectativas sobre esse filme, é bom saber que ele é tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. Preciso assistir esse filme... quero logo saber o desfecho dessa fantástica trilogia criada pelo Nolan... um dos melhores filmes do Homem-Morcego! ótima crítica... mas sei que foi difícil fazê-la, auhsuas... pq quando você fala de algo que gosta muito, é muito difícil não soltar alguns spoilers! Mas gostei, pq não encontrei nenhum rs.

    Abraços, Joshua!

    ResponderExcluir
  3. Esse foi um filme incrível. No começo não tinha tanto suspense, mas a história começa a crescer durante o filme, e o final é muito surpreendente. Os minutos passaram voando durante o filme, porque sinceramente, quando acabou, e eu não acreditava no meu relógio. Adorei a resenha, e realmente se você não assistiu os filmes anteriores, algumas coisas não ficam bem esclarecidas.
    Parabéns ao Christopher Nolan por esse filme. Mais um filme que deixa ele no topo dos meus diretores favoritos. Ele pode não ter uma carreira grande como Steven Spielberg, mas cada um de seus projetos são magníficos. Sabendo que ele dirigiu O Grande Truque (o filme mais surpreendente que eu já vi), A Origem e Amnésia, me faz ter vontade de assistir o filme Homem de Aço que será lançado em breve, mesmo não gostando tanto assim do Superman, mas com esperanças de que terá um roteiro interessante.

    ResponderExcluir

Posts Populares