CCEntrevista CCLivros

Vida após Potter: fãs e fansites se virando

20.7.12Igraínne


Um ano desde que o último filme do Harry Potter esteve nos cinemas, um ano desde o fim formal de uma das maiores séries (se não for a maior)... E muito gente, tipo a equipe inteira do ConversaCult, continua ainda perdida pelos corredores de Hogwarts. E o que as pessoas estão fazendo? Nesse terceiro dia nós vamos falar sobre os fãs nessa Vida após Potter e ainda temos depoimentos dos lindos da equipe do Potterish que conversaram com a gente e falaram como é para manter um site enorme e antigo (10 anos!) até agora.

Eu (Dana) tenho vivido na síndrome do fantasma. Vi Harry Potter no último filme do Sherlock Holmes, vi um dementador (gente, aquilo era praticamente um dementador!) em "Branca de Neve e o Caçador", vi em uns mil momentos de "O Espetacular Homem-Aranha"... Para ter ideia, na primeira vez que eu vi o trailer de "As Vantagens de Ser Invisível" eu só conseguia pensar: a Hermione tá traindo o Rony. A pior parte é às vezes me perguntar quando o próximo livro/filme vai sair e me dar conta de eu não vivo mais na eterna espera (teoricamente, porque eu duvido que exista um potterhead que não sonhe com uma possível continuação).

Para dar uma ideia das mudanças, quando nós pesquisamos para fazer esse post, acabamos descobrindo que o Oclumência, um dos maiores sites de Harry Potter, não existe mais com endereço oficial (redes sociais funcionam direito ainda, não morram). O Potter Heaven é outro que já existe há 10 anos, mas hoje em dia o site oficial é bem parado (relativamente), mas as redes sociais continuam atualizadas como o Oclumência. O ScarPotter tanto quanto o Potterish continuam "normalmente". 

>>> Perda? Que Perda? 


Como o Daniel (Potterish) nos contou em seu depoimento, as faltas foram graduais. Primeiro nós perdemos os livros, tivemos enfim acesso ao final da história. Depois veio o fim dos filmes, e as desculpas dadas não só aos fãs como a nós mesmos foram se esgotando. Era um fim inevitável. 
"Lembro-me que foi depois do lançamento do último livro, as pessoas começaram a nos questionar sobre o que faríamos com o site. Na época, respondíamos 'ainda temos os filmes'. As perguntas se intensificaram conforme nos aproximávamos do lançamento de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2' nos cinemas, e a nossa resposta era 'agora temos o Pottermore'. E de fato temos, assim como temos vários produtos a serem lançados, novas produções do elenco e equipe técnica, e livro inédito da autora. Porém, esse não é o único motivo para continuarmos com o site". x
De certa forma, somos todos dependentes disso. Assim como Daniel disse, os projetos paralelos fazem a gente continuar no mundo de Harry Potter - e não só do elenco, mas de todo o pessoal envolvido na produção dos filmes (e livros). Isso é combustível para quem ainda sonha com a eternidade Potter. É claro que às vezes a gente acha que vai ter um fim. Mas se sobrevivemos ao próprio fim, o que mais poderia nos derrubar? 

Perguntamos ao Potterish se eles pensaram em desistir... "O Potterish é um verdadeiro portal que inclui não somente notícias, como resenhas, colunas, conteúdo informativo, todas as entrevistas com a autora traduzidas, dicionário da série, galeria de fotos, galeria de vídeos, sistema de fanfics, fórum, seção fanzone, hotsite do Pottermore, jogo de enigmas e organização de fantrips. Talvez, lá atrás, a decisão de fechar o site fosse fácil, mas hoje é praticamente impossível. Seria jogar no lixo anos de trabalho de centenas de pessoas e, principalmente, privar os fãs de acessar esse conteúdo tão extenso. Não podemos fazer isso com a nossa equipe, com os que passaram por ela e com os nossos visitantes". x

>>>Quando é a hora de abandonar?


Até esse post, eu considerava a estreia do último filme de Harry Potter nos cinemas o "fim" da série mesmo, o início de "não temos mais o que esperar". Para a minha surpresa, os depoimentos do Daniel e do Evandro mostraram que não foi assim para todo mundo.
"Posso afirmar que algumas pessoas saíram após o último filme, mas foi bem menos do que a quantidade que nos deixou após o lançamento do último livro. A sensação que tenho ao observar a equipe é que as pessoas que estão conosco hoje querem continuar por dois motivos principais; primeiro porque se já ficaram e trabalharam durante a época mais árdua, agora não será muito difícil de continuar; segundo porque não querem deixar ir embora mais esse laço que os conecta com o mundo de Harry Potter." x
É claro que, como disse Daniel, webmaster do Potterish, há sempre picos e declínios. Depois do lançamento de cada filme, essa queda era normal, porque demorava algum tempo até as notícias do filme posterior surgirem. Esse tipo de lacuna foi preenchida pelo Pottermore e pelo novo livro da J.K.Rowling. A impressão que eu tenho, na verdade, é que nem mesmo a J.K. quer que acabe. Caso contrário, ela não teria criado o Pottermore. Não teria anunciado aquela enciclopédia.
*Dana sobre o comentário acima da Igra: Eu acho que ela não quer mesmo, mas a história precisa de um fim para não tornar enjoativa e ela devia estar cansada da pressão de escrever só o próximo livro mais esperado do mundo.
" 'A grande queda' se deu após o último livro, e por isso imaginei que se repetiria dessa vez. Fico feliz em afirmar que eu estava errado em achar que os fãs debandariam em massa como aconteceu em 2007. Estão todos aí, sempre incrivelmente apaixonados e dedicados à série." Afirma Daniel sobre seu receio quanto ao possível abandono dos Pottermaníacos. x
>>> Existe vida após Harry Potter?


Essa é uma das grandes questões. Você pode começar a entender por que grandes sites como o Oclumência agora estão só nas redes sociais. Muita gente teria decidido agir da mesma forma. É compreensível. Porém, por outro lado, também dá pra entender por que muitos quiseram continuar. 
"Penso que deve ter passado pela cabeça de todos os fãs a dúvida de como seriam as nossas vidas depois do último filme. Uma dúvida que talvez tenha sido mais difícil de responder do que àquela parecidíssima lá de 2007. É difícil de acreditar, mas sim, existe vida após Harry Potter, assim como existe muito o que fazer quando você administra um site do tamanho do Ish", disse Evandro Lira, redator do Potterish. x
Na verdade, é claro que depois do "fim", vem aquele sentimento de negação. Nem sempre você percebe que aquele fim realmente - finalmente - chegou. E você nem quer acreditar nisso. Evandro também falou sobre isso. 
"Lembro que a primeira vez em que eu me perguntei 'E agora o que vamos noticiar?' foi depois do Oscar, em fevereiro; quer dizer, depois do filme ainda teria notícias de bilheteria, críticas, produtos como game, DVD, Blu-ray, e as premiações... foi depois disso que a ficha caiu, e pensei realmente como o site ficaria, temi por ele, já que era a última grande premiação que Relíquias da Morte – Parte 2 iria participar". x
De certo modo, você acaba percebendo que não importa muito se HP ganhou ou não ganhou um Oscar. O fato é que ele de certa forma nunca mais estará ali, entre os indicados... Mas ele pode estar de outras formas. 

>>>Os fãs agora encontram notícia do que?


Como o próprio Daniel falou, eles estão procurando notícias do poço, tem o Pottermore e o novo livro da J.K. O Pottermore, pelo que parece, se depender da J.K. Rowling, não vai acabar tão cedo. Se você tem uma conta lá, sabe que eles mandam e-mails com frequência. E isso porque o segundo livro nem foi liberado na plataforma ainda. 
"Os novos trabalhos do elenco também têm estado muito presente nas notícias, pois os fãs gostam e querem saber o que os atores estão fazendo atualmente; a Warner, que está sempre inovando, inaugurou esse ano o tour pelos estúdios em Londres, lançará o maior Gift Set da história (como está sendo considerado por muitos) com 31 discos, numa edição limitada". x
Isso tudo fora o novo livro...  Literatura Adulta, ninguém esperava muito por isso e tem gerado material em excesso. O que a maioria das pessoas pensa, no entanto, é que o pessoal que trabalha nesses fã sites procuram o que fazer porque se sentem no dever de fazer isso. E não é bem assim. Eles fazem por amor, por sentir falta, por tentar buscar nessas coisas que aparecem, um pouquinho mais de HP. 

E ainda tem essa notícia de que ela estaria escrevendo essa enciclopédia, cujos lucros serão totalmente convertidos para instituições de caridade. Os sites que ainda estão vivos, se esforçam - e muito - para manter tudo de pé. A gente aqui fazendo esse post acabou percebendo que o texto todo também se transformou num depoimento para nós. É claro que HP ainda vive em nossos corações. Mas dizer esse ainda meio que incomoda. Porque parece que Harry Potter não está mais vivo, e isso não é verdade. A maior prova são esses incríveis fã sites que se esforçam todos os dias para trazer "informações para os fãs brasileiros, que permanecem muito fiéis à série. Há uma equipe enorme trabalhando diariamente, traduzindo e criando textos para o conteúdo do site que é imenso, escrevendo colunas, investigando rumores, atualizando as redes sociais, planejando viagens, atualizando a galeria... tudo isso simplesmente por amar a série que nos ensinou valores e que fez muito daquilo que somos hoje. Fazer parte disso não tem preço."

Faço nossas as palavras da Equipe do Potterish: fazer parte disso tudo não tem preço.



Nós gostamos muito dos depoimentos do Daniel Mählmann e do Evandro Lira e se você quiser ler também é só clicar na coruja(!), foi mais legal do que a gente imaginava fazer esse post e ver o ponto de vista. Muito obrigado aos dois e ao Potterish por contribuir aqui. :)




Gostou desse e quer ler os posts anteriores? Só entrar nos links: O que a J. K. Rowling está fazendo agora? / E os atores e diretores dos filmes?

E o CC criou um formulário para vocês nos contarem como está a SUA vida após Harry Potter. É só clicar aqui para responder.

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Me sinto vazio desde aquele 15 de julho. A minha horcurx foi destruída, levaram uma parte de mim.

    Harry Potter Eterno

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de ser parte desse grupo que continua alimentando o Ish :)

    ResponderExcluir
  3. A equipe do Potterish está de parabéns. É o site brasileiro mais bem atualizado sobre as notícias do mundo de Harry Potter. Desejo a eles todo o sucesso do mundo nesses próximos anos (:
    Ah, e adorei a ideia do formulário, foi divertido responder, kk. Parabéns gente (:

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. que bom que voces não pensam em desistir, porque se um dia voces fizerem isso vai ser como passar de novo pela dor de assistir o ultimo filme da serie que marca tanto a minha vida. parabens à equipe

    ResponderExcluir

Posts Populares