CCLivros CCResenhas

[Resenha] Os Segredos das Investigações Criminais, de Sérgio Pereira Couto

24.10.12Dana Martins

por Dana Martins

- Livro: Os Segredos das Investigações Criminais - Volume 1
- Autor: Sérgio Pereira Couto
- Editora: Universo dos Livros
- Comprar: Na Saraiva por pdf.
- No skoob










Mini-crítica: 
"Os Segredos das Investigações Criminais - Volume 1" é um guia básico sobre como é feita a investigação criminal, principalmente aqui no Brasil. Eu acredito que o autor, que também escreve ficção, tenha feito pesquisa para um outro livro e decidiu juntar o que aprendeu nesse. A organização das informações levam diretamente para esse caminho. Só vejo três motivos principais para alguém decidir comprar "Os Segredos...": 1) se você for escrever um livro sobre qualquer tipo de detetive, para saber como é feito; 2) Alguém que quer trabalhar com investigação criminal e quer ter ideia de como é; e 3) se você é curioso e quer saber como acontece. Uma das coisas mais legais que eu aprendi é que existe até uma parte dedicada a estudo dos insetos, que serve para ver o tempo de morte (entre outras coisas). 

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Eu acabei lendo "Os Segredos das Investigações Criminais" por um grande acaso. Eu meio que recebi errado (longa história) e decidi ler mesmo assim. Livro pequeno, mais no estilo de curiosidade e já estava aqui mesmo... Mas eu gostei de ter ele, sempre que rolar uma dúvida ou se eu decidir escrever um livro já tenho um guia por perto. HUAHA

Além do que eu disse na mini-crítica, não tenho muito a acrescentar. O livro é dividido em temas (Cenas do crime, Fios de cabelos, Impressões, Manchas de sangue, Provas Balísticas...) e a cada parte dá exemplos de casos reais ou faz referências a séries famosas (CSI, Dexter...) para contextualizar o que está sendo dito.

Eu gostei que o autor explica o que é, como é feito, dá exemplos e diz como que acontece aqui no Brasil, tipo na parte de "arte forense". Eu nunca tinha parado pra pensar que havia equipes tão especializadas pelo Brasil. Em alguns casos, ele até dá dicas de como trabalhar com isso, já que não existe um caminho exato.

A escrita do Sérgio Pereira Couto também é simples e direta, o que facilita  para qualquer um ler. Dá até para dizer que o texto é como uma matéria da SuperInteressante sem tantas imagens e estendida. Eu esqueci o livro na sala por uns dias e mais de uma pessoa pegou pra ler uns trechos, quase a revistinha da sala de espera de dentista...

Encontrei no Skoob uma resenha que diz a mesma coisa que eu! Inclusive a referência à SuperInteressante e à sala de espera. HUAHA

Sobre a nota: Eu primeiro pensei em dar 5, porque é tipo wikipédia: você tá com dúvida, abre a página e ele vai te responder. Simples, cumpriu o objetivo. Mas acho bobeira dar 5 porque é aquilo: se já vai fazer isso impresso e vender, dá pra fazer melhor. Poderia ter imagens, ser escrito de forma mais atraente... pra tornar uma "satisfação de curiosidade" mais prazerosa. Vai ficar com 4, mas por pouco eu não coloquei nota nenhuma aqui, porque não valia muito a pena. 

Classificação:


(4/5 conversinhas)


Esse livro foi enviado pela Universo dos Livros, muito obrigada. (:


TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Olá o/

    Acho que esse tipo de livro é mais pra quem tem interesse ou curiosidade pelo assunto, né? Eu, por exemplo, talvez não gostasse taaanto de ler. Só se fosse um trechinho na sala de espera do dentista mesmo, AUHUAH. Mas deve ser bem interessante. Essa coisa de investigação criminal é pouco comentada por aí, principalmente no Brasil, e seria legal saber mais sobre o assunto. Se eu conseguir ler algum dia, digo o que achei (:

    Uma pergunta aleatória que surgiu enquanto eu lia o post... você disse ali em cima: "ou se eu decidir escrever um livro...". Então, vocês da equipe, tem vontade ou uma grande ideia para escrever / escrevem / já escreveram um livro? Só por curiosidade mesmo. Sei que é uma pergunta meio chata, mas enfim jkdghkjfdgh não precisa responder se não quiser, é que é legal saber mais sobre vocês e tudo mais. AUHAUH Sou idiota.

    Enfim, achei essa resenha bem inusitada! Principalmente por ser oferecimento da Editora... achei que só enviassem romances mesmo o: De qualquer forma, o texto ficou bem legal (: Parabéns!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim. Eu até falei até pra o resto da equipe quando eu recebi "Wtf! To querendo entrar pro CSI e esqueci?", mas levei na boa e li mesmo assim. Não é indicação/leitura comum HUAHA Ainda assim, achei legal saber que esse livro existe. Caso alguém precise, taí a indicação.

      Acho que todo mundo da equipe tem. HAUHA A Igra já tem até livro pronto e registrado. E não entendi por que a pergunta seria meio chata. Aliás, em breve você vai saber mais sobre isso \o\

      Depende muito da editora, mas elas ou ficam entre lançamentos ou você pode escolher qualquer coisa disponível do catálogo, Então não se limita a romances, depende mais da gente (:

      Muito obrigada pelos seus comentários, João. Ainda vou responder os anteriores! HAUHA

      Excluir

Posts Populares