as vantagens de ser invisível CCLivros

Charlie's Booklist 2013: As Vantagens de Ser um Leitor

1.12.12ConversaCult


A nossa história é que antes mesmo de novembro e na animação de The Perks of Being a Wallflower, um amigo meu teve a ideia de criar um projeto. O Charlie's Booklist (a outra opção era "leitores florzinhas de parede", ainda estamos em dúvida). Ele basicamente consiste em ser awesome, se tornar awesome e continuar sendo awesome. Em outras palavras, vamos ler TODOS os livros indicados pelo professor do Charlie em As Vantagens de Ser Invisível e fazer os nossos próprios comentários. Não, nós não enlouquecemos, veja abaixo como é, por que participar e como participar. DFTBA!

Oi, meu nome é Serena, mas esse não é o meu nome verdadeiro. Agora que eu escolhi Serena eu estou pensando que poderia ser algo tipo Katniss ou Jennifer Lawrence, já que eu posso ser qualquer pessoa, ou talvez até Andersen, Grimm ou Perrault, que são nomes mais legais. Posso trocar para Grimm? Okay, Grimm. Serena Grimm. 

Não, o CC não ficou maluco, eu só vou ser Serena Grimm pelo próximo ano (agora estou pensando: por que não Percy?) em doses regulares aqui no blog. E o meu amigo vai ser Alek (Alek Perrault, por pura pressão). Simples. Se você leu Perks sabe que "Charlie" não é o nome verdadeiro do personagem, então achamos que seria (bem mais legal) fazer os posts no anonimato (invisiveis?). Já está criando o seu novo nome?

Bem, Alek descobriu que a lista de livro de Charlie tem 12 livros e depois que o ano tem 12 meses (não necessariamente nessa ordem) e fez a fantástica conexão: 1 ANO, 1 LIVRO POR MÊS, 1 VIDA LITERÁRIA AWESOME. Porque, sinceramente, dá uma olhada na lista de livros dele:

1. “To Kill a Mockingbird” (“O Sol é para Todos”), de Harper Lee.
2. “This Side of Paradise” (“Este Lado do Paraíso”), de F. Scott Fitzgerald.
3. “The Great Gatsby” (“O Grande Gatsby”), de F. Scott Fitzgerald.
4. “A Separate Peace” (“Uma Ilha de Paz”), de John Knowles.
5. “Peter Pan”, de J. M. Barrie.
6. “The Catcher in the Rye” (“O Apanhador no Campo de Centeio”), de J. D. Salinger.
7. “On the Road” (“On the Road – Pé na Estrada”), de Jack Kerouac.
8. “Naked Lunch” (“Almoço Nu”), de William S. Burroughs.
9. “Walden”, de Henry David Thoreau.
10. “Hamlet”, de William Shakespeare.
11. “The Stranger” (“O Estrangeiro”), de Albert Camus.
12. “The Fountainhead” (“A Nascente”), de Ayn Rand.

CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR A LISTA E VER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CHARLIE'S BOOKLIST.

Talvez você pense "cruzes, quanto livro antigo", ou "não vou gastar meu dinheiro nisso", quem sabe "isso é leitura obrigatória de escola americana" e provavelmente "vocês são loucos". Nós achamos tão legal porque além de serem livros que mudam a visão de Charlie durante Perks (talvez nos ajude a entender mais?), esses livros são importantes para pelo menos 80% dos próprios livros que nós lemos. Eles inspiraram nossos autores preferidos, nossos personagens e até a nossa cultura. 

vai ser um ano de raízes!!!!!!
E nós achamos legal principalmente porque são livros que nós não lemos naturalmente. Eu não li nem Peter Pan(!!!!!!), só assisti o filme da Disney. Desde 2008 quando eu fiquei sabendo que livros como "To Kill a Mockingbird" (mockingjay?) tiveram sua influência em Jogos Vorazes, eu tenho vontade de ler, mas cadê eu lendo? 

Agora vamos à pergunta: Como o projeto vai funcionar? O Alek responde!

Bom, a ideia é que esse nosso projeto seja como um clube do livro, nossa ideia é conversar e interagir com as pessoas sobre o livro. Por isso, todo mês faremos um post para discutir a leitura, além de ser perfeitamente possível criarmos um grupo para isso - e ter um encontro virtual no fim do mês para "conclusões". Só para completar, traremos posts relacionados ao autor-livro do mês para conhecermos mais.

Como vocês devem ter percebido pelos links que coloquei ao lado dos títulos dos livros, alguns deles é muito difícil achar uma edição em português, o que dificulta para algumas pessoas participarem. Infelizmente, não podemos resolver esse problema especificamente, mas alguns dos livros da lista são facilmente achados nas livrarias (e sebos!), então todos os leitores vão poder participar em algum mês, pelo menos.

Há também o problema de não poder ficar comprando livros sempre e, quanto a isso, a dica é procurar em uma biblioteca próxima de você, pegar emprestado, etc. E se isso não for possível, basta conversar com a gente porque podemos dar um jeito.

E se você ainda não leu ou assistiu “As vantagens de ser invisível”, isso não impede você de participar. É claro que é mais interessante já ter lido o livro, até porque vamos ler na mesma ordem em que o Charlie leu e isso enriquece a leitura. De qualquer forma, não ter lido The Perks não vai atrapalhar ninguém e caso queira, ainda tem dezembro inteiro para correr atrás (o livro pode ser encontrado por 20 e pouco).

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

53 comentários

  1. Olá
    Esse projeto é fantástico! Assim que eu li o livro fiquei querendo ler os livros, mas acabei enrolando , colocando no fim da lista. Agora não falta oportunidade, já estou me inscrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Que ideia genial e criativa *o* Embora eu ainda não tenha lido The Perks, pretendo ganhar de presente de Natal e ler o mais rápido possível. Sei que não vou conseguir ler todos os livros da lista, mas tenho quase certeza de que vou participar do projeto.

    Espero conseguir ler (pelo menos) "On The Road" (esse tem adaptação pro cinema, não tem?), "Peter Pan" e "Hamlet" (tenho que ler Shakespeare antes de morrer, e essa é uma boa oportunidade).

    E AGRADEÇO DE CORAÇÃO A PESSOA MARAVILHOSA QUE ESCREVEU O GUIA DO PROJETO. Nele acabei descobrindo esse site lindo, que é o Estante Virtual, e que eles têm o vol.2 de Apocalipse Z lá. *feliz*

    Enfim, parabéns pela ideia e bom projeto a todos :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. EU AMEEEEEEEI O PROJETO!!!!!! Sério!!!!!!!!!! Eu fiquei mt louca pra ler os livros enquanto lia as vantagens de ser invisível e agora vou com certeza entrar pro projeto, pq é mtttt awwwwwesome, além de eu ter que expandir um pouco as minhas leituras. Sério! Já to me inscrevendo. ótimo projeto!

    Beijos
    Nathalia Duarte :D

    ResponderExcluir
  4. Achei a idéia do projeto maravilhosa! Uma ótima oportunidade de ler alguns livros que já queria ter lido, mas que sempre fico deixando para depois. =)

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda!
    E só um projeto como esse pra me ~forçar~ a ler Camus, haha. Mal vejo a hora de começar! :D

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li "As vantagens de ser invisível" nem vi o filme, mas já estou com o livro aqui na fila. Muito bacana o projeto. Estou pensando seriamente em participar. Mas antes, vocês poderiam tirar uma dúvida? É que estou montando minha lista de livros para o Desafio Literário 2013 e o tema de um dos meses é "Livros Citados em Filmes". Minha dúvida é: todos esses livros que o Charlie lê são citados no filme ou são mencionados apenas no livro?
    beijo e desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, espero que você goste. (:

      E é claro que dá pra tirar a dúvida! Quer dizer, ou quase isso. Eu realmente não lembro se todos foram citados, eu sei que com certeza alguns apareceram e se bobear todos apareceram no filme (se você ficar procurando...), mas acho que não falaram o nome de um por um dessa lista.

      ~Dana

      Excluir
    2. Oi, Dana!
      Muito obrigada pela resposta. Vou tentar participar desse projeto de vocês. Não sei se conseguirei ler tudo, mas 3 da lista eu já li, então com certeza aparecerei por aqui para falar sobre eles.
      bjo

      Excluir
    3. Michelle, se não me engano, apenas uns quatro ou cinco livros são citados. Se apareceu todos eu não sei. O filme é muito bom, veja se puder.

      Excluir
    4. Valeu, Bruno!
      Verei sim, com certeza!

      Excluir
  7. Gostei do projeto e to participando \o/

    ResponderExcluir
  8. Vamos receber algum e mail ou algo assim??

    ResponderExcluir
  9. Que projeto genial! Acho que isso poderá me fazer ler os livros com algum prazo, pois enrolo demais. Por exemplo, ainda não li "As Vantagens de Ser Invisível"... Não terminei nem as minhas metas de leitura do skoob...
    Mas irei tentar acompanhar! :) E eu já li "O Apanhador no Campo de Centeio", é um dos meus livros favoritos.
    O que irá acontecer se eu não conseguir?? :( Só fico nessa dúvida lol

    Beijos, JL.

    ResponderExcluir
  10. hey!!! já li As Vantagens de ser invisível e acho que vou ler de novo hj mesmo. Me identifiquei muito com o Charlie (sério estou até com medo porque estou falando do charlie do começo do livro). Então, legal o projeto! E parabéns para quem escreveu o post, ficou legal :D. Eu estou em duvida por qual eu começo... Queria ler The Grat Gatsby, The Fountainhead, A Separate Peace e O Apanhador no Campo de Centeio tudo de uma vez (claro tbm quero ler os outros). Acho que vou começar pelo apanhador haha.
    Vou tentar participar, mas ano que vem vou estar meio apartado (3º colegial[ITA]). Espero que eu consiga ler todos haha
    (coloquei meu nome como Gatsby. Acho que não tem problema se mudar né? pensei em Kvothe, mas estou evitando histórias fantasiosas por um tempo... Então se não vier um bom na cabeça eu deixo Gatsby ^-^).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: tem mesmo que seguir a lista?

      Excluir
    2. Não, não precisa seguir a lista! A gente colocou a ordem porque é assim que o Charlie lê, mas o importante é ler e conversar sobre o livro \o/

      Muito obrigada pelo comentário e os elogios. E acho que muuita gente se identifica com ele, acho que não é algo tão ruim assim. Espero. HUAHAUH

      Beijos
      -S (sempre quis fazer isso erm...)

      Excluir
  11. Que legal o projeto! Sempre quis participar de um grupo de leitura!! Um tio meu disse que Almoço Nu é muito legal, e eu sou louca pra ler O Grande Gatsby e Catcher in the Rye. Espero que eu consiga ler todos os livros! :))

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li The Perks, mas com toda a certeza é um dos livros que estou desejando ler de todo o coração <3 Adoorei a ideia do projeto e sinto, cada vez mais, que eu vou adorar o charlie hahaha

    ResponderExcluir
  13. Gente, na estantevirtual.com.br eu fiz uma busca pelos livros e achei QUASE TODOS em portugues. Somando tudo dá 130 reais (fora o frete). O único que não achei foi A Nascente de Ayn Rand. Mas no scribd tem o arquivo pra download em txt e pdf (http://pt.scribd.com/doc/60200831/A-Nascente-AynRand)

    ResponderExcluir
  14. Eu acho q o mais importante é ler com o coração. Seguir a vibração. Mas uma lista eh imprescindível pq põe ordem à discussão. Se ficar tudo ao gosto do freguês a possibilidade de cair no caos total é gigantesca.

    ResponderExcluir
  15. hey ey de novo aqui :D acabei de compra the catcher in the rye, the great gatsby, Walden e Pé na estrada. Vai demorar um pouco pq aproveitei os fretes grátis haha. Aproveitei que já estava comprando e já comprei outros 3 livros: Misto quente, Marina e morro dos ventos uivantes. Mas como disse vai demorar eu ler todos os da lista já que ano que vem eu estarei com pouco tempo de sobra. Espero que eu consiga ler todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe-me pelos erros gramaticais é que está tarde e estou morrendo de sono ^-^

      Excluir
  16. Sensacional, já tenho até alguns livros, vou participar com certeza.

    ResponderExcluir
  17. Já me inscrevi! Essa ideia é fantástica!

    ResponderExcluir
  18. Primeira vez aqui. Já estou inscrita na booklist, já escolhi um nome wallflower lindinho e já vicie no site de vocês. :)

    ResponderExcluir
  19. HEY! Já me inscrevi! Mas ainda não recebi nenhum e-mail. De toda forma já comecei minha leitura!^_~

    ResponderExcluir
  20. hey! acabei de pegar the catcher in the rye. Estou louco para ler, mas estou lendo já worls without end do ken follet. Infelizmente, não poderei seguir certinho a lista porque vou estar muito atarefado esse ano, na verdade já estou haha estou lendo só anoite e mais para frente será 1h por semana se brincar... Então já me inscrevi e mudei meu nome wallflower haha antes era Gatsby agora é Morfeu Twist. Não sei se vou mudar de novo, mas acho que vou pensar em algo melhor haha.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a idéia e acho que vou me inscrever!
    Só tenho um grande problema, não acho 'O sol é para todos' para comprar em lugar nenhum, nem para baixar =/

    beijos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, encontrei O sol é para todos na biblioteca.

      Excluir
    2. Oi, Ana! Além da opção da Sonia (se você tem acesso a biblioteca, pode ser que encontre mesmo) a maioria dos participantes estão comprando no Estante Virtual (eu comprei o meu lá) ou no Book Depository. Você se inscreveu no projeto? Nós já mandamos o desse mês e todo mês estamos mandando um "guia de compras" pra ajudar os participantes. Aqui o desse mês:

      http://conversacult.tumblr.com/post/39227259114/guia-de-compras-o-sol-e-para-todos-harper-lee

      Eu ia responder no twitter, mas tava me irritando a falta de espaço. Espero que te ajude e pode perguntar qualquer coisa. :)

      - Serena Grimm

      Excluir
  22. Estou adorando participar. Vão ser leituras bem proveitosas. Ah, pretendo também ler A Arte de ser invisivel. Da lista jÁ li Hamlet e O Estrangeiro.

    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom que você tá gostando, Sonia \o/ Eu no momento do terminando um livro, mas já estou ansiosa para começar também. Você está no grupo do facebook?

      Excluir
  23. ainda dá para participar? se der vou e inscrever! parece ser bem divertido. também sempre vi vários livros dessa lista (e outros) e sempre quis ler, mas nunca lia ¬¬. vou adorar participar! (se ainda puder)

    ResponderExcluir
  24. Me inscrevi há uma semana para participar desse projeto que achei, de cara, muito legal. Estava nervosa por não ter recebido nenhum email, mas li agora nos comentários que vocês estão dando um tempo. Enquanto isso vou correndo atras do primeiro livro.

    Bjosss
    monopapo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Só para dizer que recebi o email de confirmação. Obrigada gente!

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoas...estou participando do projeto que amei!!
    Tenho uma dúvida. Pra quem prefere ler em pdf, vcs vão disponibilizar links?

    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. super interessante o desafio!

    Anotei os títulos aqui para eu ler depois (não sei se dará para ler todos esse ano, já que minha lista de livros para está enorme.)

    ResponderExcluir
  28. Ainda dá tempo de se inscrever? Bom, sei que perdi aí um mês já...

    ResponderExcluir
  29. Achei a ideia linda e genial. Apenas não me inscreverei porque não vou conseguir ler grande parte dos livros dentro do tempo proposto. Mas com certeza lerei a booklist do Charlie, talvez não em um ano e seguindo a premissa de um por mês, mas sempre que der e/ou surgir a oportunidade. Da lista, já li Hamlet há uns anos, e tenho vontade de ler principalmente os do Fitzgerald, o do Camus (aliás, tenho um outro dele na fila de leitura), o do Kerouac e o do Salinger.

    Bjs
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  30. uau.. que ideia. Genial.
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. achei a ideia muito boa, não irei me inscrever porque não darei conta de ler todos os livros, afinal estou no ultimo ano do ensino médio e todo o tempo que uso é para estudar, dai quando sobra parte desse tempo eu leio algum livro diferente. Já li Perks e é com certeza um dos melhores.
    Enfim, apesar de não me inscrever, gostaria que soubessem que vou tentar seguir a lista. Obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
  32. Achei legal a ideia, mas o ano está acabando e só conheci o site hj ='( Recomendo fortemente fazer um clube de leitura do site -se já não tem um-. Ai eu posso participar -euegoístaeintrometido- suhasuhausha' Enfim, adorei o site, parabéns.

    ResponderExcluir
  33. Concordo plenamente!!! Acabei de conhecer o site, o objetivo do grupo, e fiquei absurdamente empolgada, me inscrevi e só agora percebi que já estamos em novembro!!! Chateadíssima, mas torcendo para um novo grupo ser montado :)) Adorei muiito a ideia, e quero participar tambéem!!!

    ResponderExcluir
  34. Adorei o site. Pena que o ano já esta acabando... Enfim, parabéns pela ideia!

    ResponderExcluir
  35. Adorei essa ideia, pena que o ano já ta acabando mesmo!!! Charlie's Booklist 2014 ou alguma outra proposta para o ano que vem?

    ResponderExcluir
  36. aaaaah não acredito que só descobri isso agora :/
    mas pretendo ler os livros, porque sou simplesmente apaixonada pela história de Charlie, pelo livro, :)
    Me identifico muito com ele, e é bom saber que tem muitas outras pessoas que tbm se identificam com ele !!

    ResponderExcluir

Posts Populares