2012 CCAwards

CCAwards parte 2: Os melhores cantores de 2012

12.1.13Paulo V.


Já é sábado, mas vamos fingir que ainda é sexta e ver a segunda parte do... CCAWARDS! Essa é a premiação (simbólica, é claro) do blog, onde cada um dos membros escolhe quem foi o melhor dentro de cada categoria. Na semana passada, o tema foi cinema. Hoje, vocês vão conhecer os melhores cantores (ou bandas) de 2012 para a nossa equipe, além dos outros indicados. Não esqueça de escolher quem foi o melhor artista de 2012 entre as nossas opções, a enquete está na barra lateral e depois do pulo.

Na semana passada, a Igra disse como funciona o nosso processo de escolha, mas não custa repetir. Os quatro integrantes da equipe, Dana, Igra, Ana Luíza e Paulo (por um acaso, sou eu. -q), dizem quem eles indicam, como na lista de indicados ao Oscar mesmo. Como não daria muito certo escolher só um vencedor, fazemos um top 5, sendo que cada um de nós escolhe um vencedor final e vocês, leitores, escolhem o quinto.

O nosso maior problema com o tema dessa semana, música, foi escolher como íamos indicar. A escolha seria dos melhores singles? Dos melhores álbuns? Dos artistas em si? Escolher os singles não parecia muito legal porque tem muito cantor por aí que só uma música boa, então seria injusto com os outros artistas que são bons como um todo. O problema dos álbuns é que nem todo mundo escuta-os na íntegra, então não dá para julgar tudo.

O critério escolhido, como vocês já perceberam, foi o de votar nos melhores artistas. Os indicados foram selecionados pensando em como eles foram ao longo do ano, não necessariamente tendo que ter lançado um disco em 2012.

Então, está na mão de vocês nos ajudar a escolher esse Top 5! Basta escolher um da lista abaixo, marcar e clicar em votar no fim do quadro preto.

A escolha é sua: qual foi o melhor cantor ou banda de 2012?
Florence + The Machine
Rolling Stones
Adele
Agridoce
McFLY
Coldplay
Gotye
Neon Hitch
Maroon 5


Vamos às opiniões e a escolha de cada um de nós da equipe:

>>>Dana: Taylor Swift


A minha decisão mistura gosto e destaque. Pessoalmente, eu sempre vou lembrar desse ano como o da Taylor Swift, como ela acabou vindo pra o Brasil e fez agosto virar um mês louco pra mim. Mas mais do que isso. Estamos passando por uma fase meio ruim na música, aquele momento vazio antes de surgir alguma coisa nova. Pegue a lista dos artistas que marcaram o ano, nada muito novo, nada diferente e nada pra ficar. E no meio desse vazio, ela lançou um álbum inteiro de músicas novas e boas. Não aquela coisa fajuta de 9 músicas. Pelo contrário, quase 20! E nada estilo Rihanna, que tá quase virando Roberto Carlos que aparece todo fim de ano com a mesma coisa. A Taylor Swift lançou um álbum bom, mostrou que você pode estar de acordo com a moda e ainda não perder a essência, que música pop não é só "vou ir pra festar e aproveitar até morrer". E acho que é por isso que enquanto tá todo mundo tropeçando por aí tentando virar o novo hit, ela canta uma música que nem seria lançada em um evento sobre o câncer e na mesma noite a música vai para as mais vendidas. Junto com outra música recente dela que já estava lá. E logo depois outra apareceu para acompanhar. Se estamos falando de [i]música e destaque em 2012, digo que esse ano foi R-e-e-e-d.


>>>Igra: Lana Del Rey



Vou escolher Lana Del Rey porque CARA, onde ela estava esse tempo todo, não é mesmo? Foi um artista que basicamente ficou conhecida em 2012, e tem exatamente o estilinho alternativo que faltava no ramo da música. Os clipes são legais, as músicas parecem uma mistura psicodélica de anos 80, 90 e 2000, uma loucura. Eu acho tudo o máximo, na verdade. É uma artista que não só ganhou destaque como também ganhou fãs, e certamente eu sou uma delas. As letras viraram um pouco de frase feita, sem falar que os clipes (singles) parecem ter sido muito bem pensados. É uma cantora que me fez pensar, e acho que também fez bem pra todo mundo, não só pra mim.


>>>Paulo: Psy



Se eu estivesse seguindo meu gosto musical, essa com certeza seria minha última escolha. Mas aqui estou escolhendo mais pela importância e destaque do artista. Todo mundo já ouviu e dançou (ou pelo menos tentou) Gangnam Style e, particularmente, eu não gosto da música, embora a versão acústica seja realmente legalAchei fantástico o fato do Psy ter recebido um prêmio do Ministro da Cultura da Coreia do Sul, por ter passado as fronteiras do país com sua música e chamado a atenção de muita gente para o k-pop. Imagina você, de uma hora para outra, virar super famoso mundialmente, ver todos cantando sua música e ainda ser homenageado pelo seu país pelo trabalho feito? AWESOME.


>>>Ana Luíza: The Maine


Eu ia escolher o McFLY, mas eles não lançaram um cd novo. Eles lançaram uma coletânea de músicas antigas e com 3 ou 4 músicas novas incluindo Love is Easy (que é muito amor). Mas, vou escolher o The Maine. Não só porque eles são uma fofura em pessoa (é o que todo mundo diz quando conhece eles), mas por terem a coragem de fazer um CD completamente independente. Eles foram criando as músicas e depois eles correram atrás de "como fazer um cd sem a gravadora" e deu certo. O Pioneer é sem duvida uma dos melhores CDs que eu já ouvi na vida e quem diria que eu um dia ia virar fã de The Maine, porque quem me mostrou a banda foi a Brenda, minha amiga. Mas depois que eu fui no show deles em 2011, tudo mudou e eu passei a gostar deles, não porque eles são bonitinhos (JOHN VEM CÁ SEU LINDO -Q), mas por eles saberem o que estão fazendo, tanto com a música quando no palco (Sério, a coisa mais fofa é o John falando que quer todo mundo se divertindo e se você ver alguém passando mal ou que vai cair é pra ajudar o coleguinha e gritar o segurança, ou até mesmo o próprio John).


Agora é com vocês, ajudar a gente a escolher entre a listinha os 5 melhores de 2012. Escolham um artista ou banda e votem na enquete que está nesse post e também na barra lateral. 

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi gente!

    Hoje eu estou mais por dentro do assunto do que no post sobre cinema, então vou tentar fazer um comentário decente.

    Concordo com tudo o que vocês disseram, sério. Se eu tivesse que escolher, ficaria numa dúvida eterna entre a Lana e a Taylor. Se não levar em conta só algum single - ou seja, tirando o PSY - elas foram algumas das artistas que ganharam mais visibilidade esse ano. Visibilidade essa muuuito merecida, né?

    A Lana tem um estilo super diferente, e mesmo assim conquistou uma penca de fãs esse ano. Não sei como, mas ela consegue juntar um estilo clássico com letras muito bonitas, tudo sem parecer uma cantora que surgiu décadas atrás. Pra mim ela tem vários estilos dentro de um só, e (quase) todo mundo vai gostar de pelo menos um deles, seja o lado mais calmo e romântico, de Video Games, ou a face mais animadinha de Hit and Run, por exemplo. Sim, Igra, Lana Del Rey me fez bem ♥.

    Já a Taylor... Bom, eu acompanhava o trabalho dela faz um tempo, e sei que ela não foi descoberta esse ano. Ela já tinha ali uma base de fãs, vinha ganhando vários prêmios... Mas com a era Red, ela foi redescoberta por todo mundo. A Taylor conseguiu fazer algo diferente do que vinha fazendo nos outros CDs, mas sem perder a essência; soube explorar mais seu lado pop sem parecer clichê (brilhante a citação sobre a Rihanna!); ela atingiu um público novo sem decepcionar o antigo. E isso deve ser muito difícil.

    Não vou escolher uma das duas, pois ambas, mesmo tão diferentes, são incríveis naquilo que fazem. Fizeram de 2012 um ano muito especial pra mim, musicalmente falando.

    É isso. Estou adorando o CCAwards, muito legal saber da opinião de todos vocês sobre um mesmo tema. Mesmo.

    Enfim, abraços o/

    ResponderExcluir

Posts Populares