CCdiscussão CCLivros

Discussão: Chapeuzinho Vermelho - O Retorno: Está certo lobo mau falar

30.3.13ConversaCult


A capa de hoje é uma referência à minha resenha de Chapeuzinho Vermelho onde eu critiquei o lobo falar no conto (sim, finalmente a continuação! e passe lá para entender melhor). Bem, o que eu quis dizer reclamando do lobo mau na resenha? 


QUANDO É QUE LOBOS GOSTAM DE DOCINHOS E PLANEJAM TANTO PARA FAZER ALGO QUE ELES JÁ PODIAM TER FEITO? 

Para começo de conversa, nada do que eu falei na resenha de Chapeuzinho Vermelho está errado, o que não significa que esteja certo. E o Caio comentou lá na resenha assim:

"Tudo bem que vai ter continuação do post, mas você não conhecia a história de Chapeuzinho? o_O"

A resposta é: Claro que eu conhecia e sabia que a história era assim. E todo mundo conhece. O que não significa que seja mais certo um lobo falar.  

Não vejo ninguém aí reclamando do lobo (cara, lobos NÃO falam!) ou dele fazer aquilo tudo para poder comer os docinhos, sendo que ele poderia ter comido a menina ali mesmo na floresta. Comia a menina, os docinhos, ia lá e comia a avó e ainda voltava para comer a mãe de sobremesa.

Imagem para ilustrar um lobo inteligente que pega todas -n

Se você criticar isso, tipo eu fiz, fica até ridículo. Por que ninguém critica?

Por que as pessoas não pensam?

Errado.

Isso acontece por causa da proposta da história. Todo mundo sabe que tem um contexto, uma metáfora. Ou vê o sentido por trás da fantasia. Consegue enxergar até que é uma versão menos pesada daquela onde a Chapeuzinho é estuprada - e diz a mesma coisa. 

O conto da Chapeuzinho Vermelho é uma história que fala sobre a importância de ouvir conselhos, de tomar cuidado com estranhos e até saber reconhecer os "lobos em pele de cordeiro" (ou pele de vovó). 

E daí? Aonde que quero chegar com isso?

Quero trazer isso para hoje em dia. É bobo criticar o lobo pensar em Chapeuzinho ignorando a proposta do conto. É igualmente bobo criticar qualquer livro hoje em dia ignorando a proposta.

Se a pessoa quer falar de amor usando unicórnios do mau de três pernas que tentam roubar a única perna do Saci, a pessoa pode. Tanto faz que unicórnios e Sacis não existam, que eles não façam parte nem da mesma mitologia e que unicórnios normalmente não sejam seres maus. Contando que ela consiga finalizar a própria proposta, na literatura vale tudo. 

Ahn... unicórnios... aham... Mas ninguém reclama disso!

Não?

Crepúsculo.

"Vampiros não brilham."

Tão Forte e Tão Perto

"É parado demais"

As Vantagens de Ser Invisível

"O garoto fica falando muito sobre o mundo"

Sangue Quente

"Zumbis não falam"

50 Tons de Cinza

"Tem muito sexo" (ou "tem pouco sexo")

Jogos Vorazes

"Enrola muito, falta ação..."

O Diário de Uma Paixão

"Muito romance"

Eu acho que poderia falar muito mais e você mesmo pode encontrar outros exemplos. Qual o problema de todos esses comentários? Eles ignoram a proposta da história. É o mesmo que ir assistir terror e reclamar que tinha pouca comédia!!!

Uma coisa é você ir assistir comédia e não rir, aí tem alguma coisa errada ou talvez você tenha entrado numa comédia para outro público (piada de menininha, ou piada de tiozão). Tem que pelo menos parar pra ver a proposta e como ela é desenvolvida.

Aliás, mesmo aceitando lobo falar em Chapeuzinho Vermelho se você não entender que é apenas um conto com moral, você pode encontrar mais um monte de problemas "ih, mal desenvolvida," "personagens sem profundidade" e por aí vai. 

Pois é, dentro do universo e diante da intenção de "Crepúsculo", isso não está errado nem é absurdo. Você ao menos se perguntou o motivo disso? Sim, há um motivo - e não é sair no Carnaval. E, antes de tudo, você já se perguntou por que vampiros tradicionais queimam no sol? 

O fim da história

Fazendo isso dá pra aproveitar muito mais a história ou simplesmente já saber que aquilo não é pra você sem ficar falando besteira por aí. Afinal, isso daqui não é uma discussão sobre gosto. Você pode não gostar de romance, mas ainda ver que O Diário de Uma Paixão é um bom filme do tema. (ou não gostar de ler uma história da perspectiva do zumbi, do alienígena ou do unicórnio...)

"Cada história tem uma proposta, você tem que qualificar de acordo com ela - dar um tempo para entender. Se não vai falar besteira por aí parecendo tão bobo quanto ao dizer que Chapeuzinho Vermelho é ruim só porque o lobo fala."

Memórias póstumas

Março aqui no CC foi para incentivar a discussão - a conversa. Trocar informações, sair do quadrado e pensar sobre o nosso mundo. Falamos de Rihanna e Chris Brown, do poder de influência da mídia, discutimos se BBB é realmente ruim, tentamos descobrir por que não estamos lendo literatura brasileira e, enfim, se alguém leva a melhor no ebook vs. livro. Hoje foi só mostrar que a história pode ser legal quando é o que você imagina, mas pode ser muito mais se você deixar ela te surpreender. E você, tem conversado ultimamente?


Esse post é um oferecimento da WiFi do vizinho!!! E se a sexta temática não veio na sexta, A Culpa é do Teorema do John Green!!!
-dana martins

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares