CCdiscussão CCFilmes

Discussão: Quando o spoiler se torna um bicho de sete cabeças

11.4.13ConversaCult


Pra começo de conversa, ninguém gosta de ouvir spoiler. Qualquer um pode ficar irritado quando descobre o final de um livro muito falado, de um filme bastante conceituado, da morte de tal personagem em uma HQ... o negócio é o seguinte: spoiler não deveria existir. Além de estragar prazeres e a graça de assistir e viver a emoção de tal mídia, o spoiler apenas faz com que você perca o interesse em certo material apenas por você já saber o final... mas e quando o spoiler não é apenas um acidente e, na verdade, você é que procurou ele?

No Wikipédia, spoiler tem uma definição clara:

"Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estragaou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez."

Mele de The Walking Dead passando um recado para os espoliadores...

Tudo perde a graça quando já sabemos o final, e infelizmente, sempre iremos encontrar um espoliador nas redes sociais. Mas o negócio não é soltar spoiler, mas em que momento soltá-lo. Um exemplo foi o último episódio de The Walking Dead, Welcome to the Tombs.

No exterior ele é exibido aos domingos no canal AMC, e aqui no Brasil, apenas às terça-feiras na FOX. Tem gente que já assistiu o episódio legendado pela internet - e ele já está disponível se você procurar - ou teve gente que conseguiu assistir ao vivo no domingo. O negócio é que esse caso aconteceu comigo: eu estava no Twitter e eu estava atordoado pelo último episódio de TWD. Eu avisei que soltaria spoiler, mas não para estragar surpresas, apenas para tentar entender o que eu tinha visto. Cheguei a escrever SPOILER bem grande em um dos tweets, apenas para avisar meus seguidores de que aquela mensagem continha spoiler. Então eis que vem uma pessoa do fim do mundo e diz que é "idiota da minha parte soltar spoiler daquele jeito." A pessoa não me segue e nem possui seguidores em comum comigo. O grande problema foi que a tal pessoa estava viajando pela tag de #TWD.

Não importa do que seja o tal spoiler...
"O livro do Apocalipse é cheio de spoilers."

Agora vamos analisar o caso de modo geral: sabemos que há espoliadores mal-intencionados e não-intencionados nas redes sociais. Bem, terminou sua série favorita, você ainda não assistiu, pois ainda não saiu no seu país... então eis que você começa a passear por fãs clubes de tal série, lendo posts sobre o último episódio que você ainda não assistiu. Você decide ler os comentários e encontra um spoiler.

Agora me conta, de quem é a culpa aqui? Do espoliador ou daquela pessoa que não assistiu o tal episódio de sua série, e não quer ler/ouvir/saber de spoiler nenhum, mas mesmo assim entra em um campo minado de spoilers que são as fan pages e hashtags?



Pra mim é totalmente fácil ficar livre de spoiler. 1) Identifique o espoliador. Primeiro é saber se quem você segue, curte, ou até mesmo seus amigos e colegas de escola/trabalho/clube e tal são espoliadores. Até uma própria pessoa de sua família pode soltar spoilers sem querer para você, em uma conversa e tal. 2) Peça para não falar Se você já sabe que tal pessoa, tanto no mundo virtual quanto no real solta spoilers sem pensar antes, procure não conversar com ela sobre determinado assunto, e se a pessoa for sensata, avise a ela que você não quer saber de detalhes finais da trama de tal mídia. É fácil.

3) Fique longe Agora, você também sozinho pode encontrar spoilers porque quer. Fique longe de fã clubes virtuais de tal mídia, contas no Twitter de alguém super fã de tal série, livro... é claro que você não encontra spoiler de qualquer livro que uma pessoa leu, mas isso pode ser mais comum quando se trata de filmes e séries, principalmente HQs! Muitas fan pages - como a de The Walking Dead - diz para não soltar spoilers da série antes da exibição nacional, mas no próprio site deles, há uma área de spoilers pra quem quer saber sobre tal episódio. Ai você entra no site e sem querer se depara com uma revelação comprometedora: porque quis, pois aviso é o que não falta. A solução é ficar longe dessas páginas e fã sites de tal mídia até que você tenha assistido o episódio, o filme e tudo mais.

Uma coisa que eu aprendi é que spoiler está sobre nosso domínio. Eu escolho saber de tal conteúdo se eu quiser. Pessoas sensatas apenas atentam para os avisos de spoilers e ignoram tal página e tudo mais, mas se você for em frente - como ficar navegando pela tag de uma série que terminou anteontem - não reclame que encontrou algum spoiler, e não diga que é idiota da pessoa soltar revelações assim, pois primeiro é idiota aquele que procura algo que não quer.

Acabou de saber o final de TWD... não, pera, esse é o...

Não existe um tempo para soltar spoilers, em suma, você tem que saber quais são suas intenções. Tem gente que gosta de ser um espoliador, e se você já sabe que a pessoa é assim, pare de seguir e de curtir. É bem melhor. Mas se a pessoa não costuma fazer tal ato, se você que foi o prejudicado, saiba entender todo o caso. E como uma pessoa civilizada, nunca xingue o espoliador ou queira dar uma de superior. Essas são regras básicas se você não quiser saber de tal história.

Pra fechar: agora se alguém reclamar de spoiler sobre Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. Tudo bem que a pessoa talvez não tenha lido os livros, mas curtir a página dos livros, as fan pages direcionados a tal série, só por ter assistido o filme, e numa postagem irônica sobre o final de um dos personagens a pessoa reclamar de spoiler, novamente pergunto: de quem é a culpa?


A melhor coisa a fazer é se manter longe ou atento aos avisos (aposto que você leu spoiler na primeira imagem desse e leu o spoiler). Qualquer um é livre para soltar spoilers, mas se você for soltar revelações de alguma trama, avise antes e avise muito.



Abraços!
-joshua guimarães

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Essa palavra é horrível!
    Acaba com qualquer graça e vontade de algo. =S
    Pior é quando mesmo você pedindo para a pessoa parar ela continua a contar =/ Frustante ao extremo.
    Eu faço de tudo para evitar spoiler.
    Principalmente de séries que gosto, sou o pior tipo de fã, não curto páginas, não acesso sites, só para evitar spoiler.
    Livros é fácil, não leio nenhum tipo de post com o livro que quero ler.
    Agora... o twitter... é um problema sem solução, ás vezes a pessoa não faz por querer (quem quer ser chamado de espoliador?) mas, ela solta uma frase que conta algo muito muito importante seja série ou livro, e você acaba frustado.
    Evitar é a melhor resposta.

    ResponderExcluir
  2. há alguns spoilers que vem para o bem, instigando ainda mais a vontade de continuar a assistir/ler algo. para mim, o pior tipo é aquele que vem em gifs, imagens, é mais difícil de evitar do que parece... no tumblr isso acontece muito - mesmo quem usa o tumblrsavior, como eu, não consegue fugir de tudo, porque tem gente que simplesmente não taggeia os posts.

    e sabe o que é ainda pior? participar de um fan site!! XD aí, não há meios de fugir muito mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Achei bem pertinente o post, já que estamos o tempo todo "expostos" aos spoilers. Honestamente, eu não procuro mas também não ligo a mínima para os spoilers. Juro que não ligo de saber o final de filme ou livro antes, já que eu me importo milhões de vezes mais com "como" as coisas acontecerão, e não apenas com o fato em si. Agora, se o fulaninho me contar como tudo acontece, com detalhes e tal... Aí é realmente chato, mas eu também não procuro hahaha.

    Bjoka, Livro Lab

    ResponderExcluir

Posts Populares