CCDicas CCLivros

Mini-dica: Ler pdf em leitor digital é ruim?

21.4.13ConversaCult


Eu praticamente acabei de esbarrar em um modo de visualizar no seu computador o problema da leitura do formato .pdf em leitores digitais, então decidi trazer para cá como forma de ajudar quem está pensando em comprar um (ou curiosos mesmo). É um simples teste/exercício de utilização que vai dar uma ideia bem próxima do real o problema de leitura. Basta continuar lendo.

Calma aí, não dá pra ler pdf em eReader?

Vamos devagar! É claro que dá. Há mil tipos de conversores online e truques por aí para ter acesso a uma leitura razoável, mesmo se o modelo do seu leitor não aceitar o formato .pdf. O problema é aquilo: trabalho. Além de ter que converter, nem sempre você vai ter uma performance 100% da capacidade da leitura de um eReader lendo nesse formato. 

Isso, é claro, se você tiver o costume de ler arquivos desse tipo. Hoje em dia já há muitas versões dos ebooks em .epub e as lojas já vendem dentro do formato bom. Esse caso é um extra.

Infelizmente, é um extra que deixa a gente com um pé atrás na hora de comprar, porque mesmo que não seja o padrão ainda tem muito conteúdo bom na internet nesse formato. 

E por que é ruim? 

A explicação normalmente dada é mais ou menos assim:
"Você pode transferir PDFs pro seu kindle [ereader da Amazon]. O ruim é que o kindle enxerga o PDF como imagem, e não como texto, então ele não permite que você aumente ou diminua a letra, por exemplo. Então tem PDF que é bom de ler e outros que não. Meu namorado reclama disso, porque ele lê muito PDF."
(retirado do Minimalizo, Dicas para o Kindle)

Mesmo sendo referente ao Kindle, esse é um problema comum entre os ereaders.

Agora, pra quem não tem acesso a um leitor pra testar, ou não tem muita noção do funcionamento de leitor, essa explicação não faz muito sentido... Então por acaso hoje eu topei com um bom exemplo online para ver na prática o problema.

Qual a diferença entre ler um ebook no formato .PDF ou .EPUB (/qualquer formato feito para leitores digitais)?

Coloquei dois tipos de mapa abaixo, quero que você encontre o lugar Saint Pierre + Miquelon nos dois. (você pode e deve clicar para abrir em outra aba os dois, navegue por eles usando todos os recursos que cada um oferecer para encontrar o que procura)

Imagem do Mapa Mundi



Mapa do Mundo no Google



Na versão do Mapa Mundi é o relativo à versão .PDF. Uma imagem grande demais que você tem que ficar dando zoom, ela pode distorcer, você tem que ficar chegando para um lado e para o outro. Você pode fazer o teste com essa imagem no celular, vai ter que ficar indo de um lado para o outro. Pra ler é ruim porque você não pode ajustar o tamanho da letra.

Já o Mapa do Google é relativo a um formato de ebook diferenciado para o leitor digital. Você tem opção de pesquisa, é mais fácil interagir com o conteúdo, o zoom se adapta, a letra vai aumentar e você não vai ficar precisando chegar de um lado para o outro.

O quão ruim o .pdf vai ser depende tanto do tipo de pdf (já viu que uns são pura imagem e outros você pode selecionar o texto?) e também do leitor, que vai dar as opções. No fim das contas, a leitura não é 100% e nem acredito que seja do interesse das empresas aceitarem o .pdf direito em seu sistema. Aliás, essa questão de formato de leitura tem sido um dos maiores problemas nos leitores digitais.


A imagem acima é mostrando a diferença de um livro em epub (esquerda) e pdf (direita). Retirada do Publish News.

Acho que agora deu para dar uma ideia de como é a leitura do .pdf nos ereaders. Não é tão ruim quanto parece, mas não chega a ser tão bom quanto o outro tipo.

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Eu tentei ler PDF no Kindle e foi difícil. A letra é pequena e ficar aproximando o tempo todo cansa. Aí converti alguns artigos para mobi... Provavelmente os pdf tinham algum código, alguma senha de proteção, pois a conversão ficou péssima. As imagens, os textos, ficou tudo ao contrário. E o Kindle foi uma esperança de me ajudar a ler todos os textos do mestrado que eu não posso imprimir.

    Resultado: tenho que imprimir do mesmo jeito, pois alguns artigos devem ser protegidos de alguma maneira e a conversão sai uma mierda.

    Quanto ao resto, os PDFs normais, não tive nenhum problema na conversão para mobi.

    ResponderExcluir

Posts Populares