CCdiscussão conquistas

As conquistas da Revolta do Vinagre: Lembrem delas

18.6.13Dana Martins


Nós JÁ conquistamos o que queríamos. Se você acha que a manifestação é sem objetivos, você realmente não entendeu. E chegou a hora de colaborar, porque estamos juntos em todas as críticas ao próprio manifesto, ao governo, à mídia e ao que for. A diferença é que essa é a chance de fazer alguma coisa. Aqui eu listei as três principais conquistas até o momento e um extra, porque precisamos lembrar que estamos avançando. 

1- Vamos falar a verdade... ou todos os lados dela. 

Algo já foi conquistado: Nós mostramos juntos para a mídia que tem alguém OBSERVANDO e que é a hora de começarem a falar o outro lado da verdade também. Alguém lembra das Olimpíadas que tinha gente que mal sabia que tava acontecendo só porque a Globo calou? Alguém lembra da greve dos professores que a mídia tratava como se não fosse nada as principais universidades brasileiras estarem em greve?

O nosso primeiro basta venceu.

da Marcha da Insensatez para O Brasil nas Ruas
Pausa para lembrar o antes e o depois: Esse vídeo do Datena (sim, que surpresa...) mostra bem isso. Um monte de gente parada gritando paz, visível até no vídeo (ou nos vídeos que as pessoas divulgaram), e a mídia taxando como "vagabundos violentos." Não duvido que tenha no meio gente sem noção ou tentando se aproveitar, mas aí são ESSAS pessoas. É o mesmo que sair dando tiro no shopping porque achou que viu alguém roubar algo numa loja. Os policiais, o governo e a mídia nem tentaram ver quem estava no protesto antes de sair atropelando.

"Mas policiais são treinados assim." Se esse é o caso, tenho uma nova reinvidicação: Policiais com cérebro!

Ah, força mais pensamento é um perigo...

Enfim, o ponto principal é: se eles fazem isso com a gente, com o que mais eles fazem por aí? O que nós não estamos sabendo? A mídia focou em Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e nós MAL ouvimos dos protestos que também aconteceram em Porto Alegre (só quando deu merda), Espírito Santo e outros lugares que nem EU sei direito. Imagine alguém de fora...

Se você está se perguntando o que pode fazer sem saída de casa: é justamente isso. Mostrar o que eles não estão mostrando. Quem quiser ajudar, o CC está sempre aberto a isso. 

2- Obrigada pela consideração

Mas a nossa luta não é só contra a mídia. A nossa luta é por atenção, é contra o descaso do governo. Já sabíamos da roubalheira que é, com educação ruim, dinheiro na cueca, gente morrendo em hospital, o medo de sair na rua pela falta de segurança e duas horas no trânsito que você nem vê porque tá tentando sobreviver em ônibus que é uma lata de sardinha. E aí começam com Copa, Olimpíadas e casa da mãe joana, MILHÕES de reais circulam por aí e, só pra completar, as obras são mal feitas ou atrasadas.

Aliás, também estamos cansados dessa política de "pra gringo ver" que varre o carioca pra baixo do tapete tentando criar uma visão boa para os gringos. Exemplo: proibição das vans no Rio de Janeiro, praticamente só nos lugares onde acontece Olimpíadas.

Dizer que isso tudo é só por 20 centavos é dizer que a Primeira Guerra Mundial inteira aconteceu só por causa do assassinato do arquiduque austríaco lá.



3- Todos nós podemos colaborar

E atenção nós já conseguimos. MOSTRAMOS que não estamos aqui pra brincadeira. Ontem eu estava discutindo no twitter isso em termos de metáfora... e acho que a Katniss acertando a flecha na maçã na boca do porco é a melhor.

Ela faz isso não por um ato calculado já com a revolução planejada. Ela fez por indignação. Enquanto a vida dela estava em jogo, tudo o que eles faziam era comer e se divertir (às custas dela) sem dar a mínima. Ela viu a oportunidade e acertou. Ela nem estava planejando acabar com o governo, ela era uma das mais descrentes. Inclusive, depois disso ela ficou com medo de ser punida. Só que então... ela se descobriu com algo mais nas mãos: poder. Ela descobriu que podia, sim, fazer algo. 

E nós agimos por indignação, nós aproveitamos a oportunidade e nós éramos descrentes. Mas todos nós agimos e descobrimos que, sim, o país é nosso. Nossas vozes devem ser ouvidas. 

4- Conquistas pra quem acha que é só política convencional

Cuiabá anuncia redução de R$ 0,10 na tarifa do ônibus

Conselho analisa redução de tarifa de ônibus em Caxias do Sul nesta terça

Porto Alegre anuncia redução no preço das passagens de ônibus

Redução do preço do ônibus no Rio de Janeiro

Preço do ônibus e do metrô são reduzidos em São Paulo

Niterói também reduz preço do ônibus

Belo Horizonte encaminha lei para reduzir preço das passagens

Aliás, como essa é uma manifestação voltara para deixar claro a opinião e lutar por nossos direitos, também dá para dizer que a Microsoft voltar atrás e tirar as restrições do Xbox One também é uma conquista.

Um detalhe importante: em Porto Alegre já havia acontecido manifestos mais cedo nesse ano e já haviam conquistado redução do preço.


Então, recapitulando as nossas conquistas até agora: 

Nós mostramos à mídia que nós não gostamos de ser manipulados. 

Nós mostramos à mídia e ao governo que NÓS estamos aqui. 

Nós mesmos descobrimos que, juntos, podemos mudar. 

Em último caso, nossos manifestos já conquistaram até reduções reais. 


Agora temos um longo caminho pela frente, e para isso você que está lendo isso também precisa acreditar no seu poder. Divulgar isso para os seus parentes, mostrar O OUTRO lado, os vídeos, as fotos, os testemunhos, as conquistas. Ajudar a reunir dados e informações. Vamos ser os jornalistas e divulgadores que nós merecemos.

ATENÇÃO: ESSE TEXTO TAMBÉM É SEU! O importante é mostrar pra TODO MUNDO o que nós estamos fazendo, não perder tempo discutindo qual texto é de quem. Divulgue como quiser, onde quiser e por aí vai. Eu escrevo aqui não para divulgar o blog, mas porque é um meio válido para difundir ideias! As suas também são bem-vindas.

Eles descobriram que estamos aqui, agora precisamos do nosso momento da amora para mostrar quem nós somos, porque eles não fazem ideia. E quem nós somos? Somos você. Em vez de criticar, resolva o que você vê de errado na manifestação.



TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares